Sabendo que quem compra um carro zero quer sair da loja já de seguro feito, muitas concessionárias estão abrigando corretores para conquistar esses motoristas. Mais recentemente, o seguro passou a ser quase um opcional de fábrica. As próprias montadoras oferecem produtos específicos para os veículos de sua marca. Mas assinar a apólice oferecida dentro da concessionária compensa? Na maior parte dos casos, sim. “O cliente pode obter descontos de 15% a 20%”, diz José Roberto Fernandes, gerente de seguros da concessionária Brasilwagen. A Volkswagen não tem seguradora própria, mas fecha acordos com companhias de seguros e repassa parte dos ganhos para os clientes. Em outros casos, o segurado pode diluir o valor do seguro no financiamento ou garantir que os reparos sejam feitos pela autorizada e apenas com peças originais.
Foi o que ocorreu com o professor de geografia João Vilmar Batista, de Brasília. Dono de um Pajero TR4 2008, ele preferiu o seguro oferecido pela montadora na hora de garantir seu carro zero. “O Mitseguro, da Mitsubishi, custou 2 800 reais”, diz Batista.
“Outras seguradoras chegaram a cobrar o dobro.”
As apólices oferecidas por montadoras como Toyota, Nissan, Honda e Mitsubishi também ajudam a fidelizar o cliente. Afinal, ele volta várias vezes à concessionária para fazer as revisões periódicas.
Os benefícios dessas apólices incluem reparos diretos pela fábrica em caso de colisão e o sossego de que o conserto não será com peças recondicionadas ou reaproveitadas, como pode ocorrer em oficinas que procuram baixar o preço. “Garantimos o uso de peças originais, serviços específicos e o parcelamento da franquia”, diz Robert Rittscher, diretor comercial da concessionária MMC Automotores, da Mitsubishi.
Outras montadoras permitem que o valor do seguro seja diluído no financiamento, o que reduz o prêmio a pagar, diz Bolivar Alves Júnior, gerente regional de vendas da Financeira Renault, RCI Banque, que atende às concessionárias Nissan e Renault. Também há pacotes de serviços, como um plano de três anos de seguro, em que o cliente pode ter descontos.
As montadoras oferecem seguros também como um argumento adicional de vendas para os modelos recém-lançados, carros para os quais as seguradoras tradicionalmente têm dificuldade de estipular o valor do prêmio, já que ainda não há estatísticas de roubo nem um perfil típico de uso desse comprador. “Nesses casos em que ainda não existem experiências de sinistro, o seguro pode sair mais barato porque o produto foi criado para determinado veículo, um caso mais específico”, diz Fernandes, da Brasilwagen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário